Pós Bariátrica
Pós Bariátrica
O advento da cirurgia de redução do estômago (cirurgia bariátrica) para tratar a obesidade mórbida promoveu o desenvolvimento de cirurgias plásticas especialmente voltadas a essa população pós-emagrecimento maciço.
A característica mais marcante no grupo pós-emagrecimento maciço é a flacidez de pele em extensões variáveis. São queixas frequentes o desconforto para praticar exercícios e para encontrar vestimentas, afecções de pele com assaduras e odores desagradáveis, limitações para o convívio social e para a vida íntima, além do próprio aspecto cosmético não harmonioso.
A consulta médica é o momento para examinar todo o corpo do paciente, diagnosticando os locais a serem tratados pelas diversas técnicas disponíveis. É necessário dedicar especial atenção a saúde global do paciente, no tocante ao estado nutricional, a presença de anemia, a existência de doenças como hipertensão arterial ou diabetes e ao próprio controle da obesidade.
Além das técnicas convencionais de mamoplastia, abdominoplastia, lipoaspiração, rejuvenescimento facial, tratamento de ginecomastia (vide tópicos individuais) existem alguns procedimentos específicos conforme o padrão de flacidez e excesso de pele de cada paciente.
Recomendações pós-operatórias incluem:
√ Andar precocemente, desde o primeiro dia da cirurgia. As caminhadas devem ser curtas, em piso plano.
√ Dormir de barriga para cima por 2 semanas, com a cabeceira da cama elevada.
√ Evitar exercícios físicos por cerca de 2 a 4 semanas
√ Evitar exposição direta ao sol por 2 a 3 meses
√ Usar óculos escuros com proteção UVA e UVB por 4 semanas.
√ Usar os medicamentos, cremes e pomadas, colírios e compressas geladas conforme a prescrição médica.
√ Comparecer as consultas de retorno para acompanhamento, remoção de pontos, conforme a determinação médica.
√ A área operada apresentará edemas ou inchaços e áreas arroxeadas na pele por períodos variáveis, mas em geral tênues após 3 meses.
√ A cicatriz blefaroplastia é permanente, mas muito sutil
√ Seu aspecto depende de fatores genéticos individuais e dos cuidados pós-operatórios do paciente.